Erva Mate
Erva Mate e sua História
29 de maio de 2017
Cuias Cliente final
Cuias Jadi do Plantio ao Beneficiamento
1 de junho de 2017

Fabricação de cuias personalizadas

Cuia Personalizada Entalhada

A cuia é uma parte do porongo também conhecida como cabaça. Plantada em lavouras,do plantio a colheita exige um   tempo aproximadamente de sete  meses para então processar  e personalizar. Pensando na curiosidade das pessoas de como essas peças são produzidas, trazemos neste artigo um pouco do processo de fabricação e personalização das cuias. Confira!

 Fabricação

A cuia se dá a partir da extração de uma parte do porongo, logo a fabricação começa após o porongo ser cultivado e colhido. Na colheita, separa-se a parte maior do porongo onde se concentra a semente, sendo cortado a facão ou serra , separando-a da “bunda” do porongo. Já com o formato da cuia extraído do porongo, a mesma é lavada para extrair uma pele externa também é feita a retirada de massa interna,furo central,ficando em processo de secagem em estaleiros.

Após esse período,a cuia é encaminhada para o processo de varias etapas de preparo, porque cada modelo exige uma forma de inicialização e finalização, lixar para seu interior ficar bem liso faz parte de todos os modelos,necessitando de moldes para dar  formato interno . O acabamento se dá pelo polimento, que dará brilho uniforme a cuia.Cuia Personalizadas

Personalização

A personalização da cuia fica por conta do pedido e de como o cliente deseja fazer tal cuia. Existem cuias confeccionadas com diversos materiais, como, perolas, massa epóxi,pinturas etc… Além disso, há as gravações a laser  de um determinado desenho ou logomarca. Pode ser feito ainda por meio da técnica de pirografia, que se trata de criar um desenho utilizando o pirografo.

Toda a personalização pode ser feita exclusiva a gosto do cliente, ou arte de reprodução. A gravação de imagens e confecção da cuia é uma forma de tornar esse recipiente mais bonito, portanto, usar uma cuia lisa e simples não fará sua erva-mate ter um gosto pior; a personalização é questão de gosto e escolha.

Esse é basicamente como funciona o processo de fabricação e personalização de cuias. Após adquirir a sua cuia tenha cuidado com a mesma para conserva-la em ambiente arejado e seco, evitando assim, alterar o gosto do mate.

Os comentários estão encerrados.