Desenhos Artesanais das Cuias
Desenhos artesanais das cuias
29 de maio de 2017
Cuia Personalizada Entalhada
Fabricação de cuias personalizadas
29 de maio de 2017

Erva Mate e sua História

Erva Mate

Muitas lendas giram em torno da verdadeira história da origem da erva-mate e desde quando essa erva se tornou uma bebida de gosto popular.

Bem, nos registros constam que os índios Guaranis, que habitavam na região estabelecida pelas bacias dos rios Paraná, Uruguai e Paraguai;, foram os primeiros a fazerem o uso da erva-mate na época da chegada dos espanhóis colonizadores.

Na Província Del Guairá, a extração de erva-mate era a mais importante atividade econômica durante a metade do séc. XVI até 1632. Muitas pessoas da época já aprovavam a bebida de erva-mate, e então por meio dos carregamentos de erva-mate que passaram a ser feitos a bebida começou a ser difundida e cada vez mais pessoas experimentavam erva-mate.

ervamate_planta

                                             Foto: Reprodução

O primeiro engenho no Brasil de erva-mate que obteve autorização em 1808 para funcionamento foi o de Domingos Alzagaray, um argentino que residia na cidade de Paranaguá. Em 1813, as exportações de erva-mate feitas pelo Paraguai passaram a ser proibidas pelo ditador Dr. Francia e somente o Brasil se tornou produtor e exportador.

Enquanto isso na Europa a erva-mate já era conhecida, mas conhecida como “chá dos jesuítas”. Mas somente em 1820 a erva-mate foi classificada pelo botânico francês Saint-Hilaire. Já em 1876, a abertura da estrada Serra Graciosa tornou Curitiba o centro de exportação e então a erva-mate se tornou uma das maiores riquezas nacionais.

E até os dias atuais, o sabor da erva-mate e os seus efeitos estimulantes são aprovados por todos que experimentam; sendo assim cada vez mais o consumo vem aumentando no Brasil e também no exterior.

Há duas maneiras de experimentar a erva-mate, o tradicional chá e também como chimarrão e a distinção entre a bebidas é basicamente o preparo. Além disso, há hoje no mercado um grande avanço de produtos não só a base de erva-mate como derivado também. Mas apesar de hoje haver erva-mate em produtos industriais, recomenda-se sempre o consumo de bebidas preparadas com erva-mate natural.

Os comentários estão encerrados.