Cuia Personalizada Entalhada
Fabricação de cuias personalizadas
29 de maio de 2017

Cuias Jadi do Plantio ao Beneficiamento

Cuias Cliente final

Dos costumes mais tradicionais do Sul é o consumo do chimarrão, e para saborear essa bebida utilizam-se cuias feitas de porongo em conjunto com uma bomba de metal. Pensando em todo o processo de fabricação da cuia, trouxemos um pouco do processo do plantio até a mão do cliente.

Tudo começa na plantação de porongos, e para colher bons frutos é preciso que cuidados sejam tomados no decorrer de sua plantação. O clima deve ser favorável a planta para que haja seu crescimento e desenvolvimento. Portanto, regiões com clima frio como o Rio Grande Do Sul a plantação é feita à partir do mês de Setembro.

Roça de Porongos

Ainda na plantação, o solo deve ser  fértil, para que a planta se desenvolva e produza um bom fruto. Logo, é feito todo um cuidado do solo e o mesmo é adubado, assim suas necessidades nutricionais são supridas. Após esse processo de cuidado com o solo, fazemos covas e plantamos nossa semente.Os cuidados com insetos e doenças que enferrujam e murcham as folhas também são observados e tratados.

Após todo o processo de plantio, é preciso esperar cerca de sete a nove meses para que o porongo esteja em seu total estado de maturidade, pois colher os porongos muito cedo fará com que apodreçam e enruguem. Sendo assim, nos atentamos ao estado da fruta, e assim que é possível ouvir o barulho da semente solta sabemos que está no tempo de colheita.

Após a colheita os porongos são cortados,lavados, furados e ainda há o processo de secagem, onde os porongos ficam de dois a três meses no processo de cura. Passado esse tempo, para que comece o processo de fabricação.

Depois de limpos começa a produção das cuias, os porongos são enviados aos espaços de produção, onde pelo processo de lixamento, entalhar e pintura. Após as cuias estarem prontas elas ficam disponíveis a venda, o cliente escolhe a que melhor lhe agrada e fazemos todo o processo de transação até que a cuia chegue em suas mãos.

Nosso dever como produtores de cuias é levar o melhor para nossos clientes, e assim tentamos a cada dia.

Os comentários estão encerrados.