Cuias Cliente final
Cuias Jadi do Plantio ao Beneficiamento
29 de maio de 2017

Cuias com gravação a laser

Gravação de cuia

As cuias são elementos primordiais na hora de saborear um bom chimarrão. Com toda a popularidade da bebida a popularidade da cuia também se multiplicou fornecendo diversas cadeias de produção, indo de produções artesanais a produções de cuias personalizadas.

Tradicionalmente as cuias tem suas gravações feitas manualmente ou com ferramenta de corte, para entalhar a superfície; com a ascensão da tecnologia, a gravação a laser já é um método de gravação de imagens nas cuias. Confira um pouco mais desse processo!

 Cuia a Laser

                                 Foto: Reprodução

Como é feita a gravação a laser?

A gravação a laser nada mais é do que um processo permanente de coloração sobre uma superfície, podendo ser em relevo ou não. Pensando na facilidade, muitas gravações de cuias passaram a ser feitas a laser, afinal, além de aderir um valor a cuia, há uma diferença de precisão entre gravações feitas a corte gravações a laser.

A grande diferença talvez esteja nessa precisão, pois é uma técnica que permite a gravação bem precisa na área, e até mesmo em superfícies pequenas.  Além disso, o desenho a ser gravado é enviado diretamente do software da máquina para a máquina a laser, reproduzindo perfeitamente o desenho escolhido. Assim facilita o processo de gravação, com também diminui o tempo de produção por cuia.

As gravações a laser nas cuias são feitas por meio de máquinas específicas, que podem ser rotativas ou não, vai depender do que deseja produzir e por qual extensão da cuia.

Cuias laser

No geral, apesar de ser uma tecnologia aderida a pouco tempo no mercado e facilitar o processo de personalização das cuias, o modelo tradicional de produção nunca irá se perder, pois se trata também de uma reprodução cultural.

Mas temos que ressaltar sim que a adesão dessa tecnologia pode ajudar a diminuir o tempo de personalização e aumentar o numero de cuias produzidas, fabricando cuias em grande escala.

Os comentários estão encerrados.